quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Brincadeiras para o chá

Oi!

Hoje é o culto ecumênico da minha formatura! Pura ansiedade até sábado, dia do baile! Ainda não sei o que vou fazer com o cabelo e também não comprei os meus acessórios... Mas vai dar tudo certo, só estou meio sem tempo.

Enquanto isso, nos assuntos casamentícios, vamos falando de CHÁ DE PANELA!!! Calma... ainda não é o meu. É que, fuçando pela internet, encontrei algumas brincadeirinhas legais para fazer no dia:

Descobrir qual é o presente: a brincadeira mais tradicional de todas. A noiva não pode receber o presente direto das mãos da convidada. As lembranças são colocadas juntas, já no início da festa e, antes que a protagonista abra os pacotes, tem que tentar adivinhar o que há dentro de cada um. Ou, após abrir, descobrir quem deu.

Entrevista sobre o noivo: fazer uma lista com perguntas para ver se a noiva o conhece bem. Exemplos: aniversário da sogra, primeiro beijo, comida preferida etc.

Batata quente: a organizadora da festa deve levar adereços de festas e acessórios bregas e divertidos para as convidadas. Escondida, ela coloca um desses adereços numa caixinha que será passada de mão em mão entre as convidadas, ao som de uma música. Quando a música parar, a convidada que estiver com a caixinha deverá vestir o que estiver dentro.

Classificados: ao chegar, cada convidada recebe uma folha de papel, contendo um espaço em branco seguido de “à venda”. A organizadora deve pedir para que cada uma preencha o espaço com alguma coisa que tenha em casa e queira se desfazer (cafeteira, esteira, sapatos etc.), montando um anúncio de classificado com suas qualidades, estado de conservação, etc. Quando todas finalizarem a tarefa, deverão ler seus anúncios substituindo o nome do produto pelo nome do noivo.

Apelido: todas se reúnem e estipulam um apelido estranho pelo qual chamarão a noiva, e aquela que pronunciar seu verdadeiro nome paga uma prenda.

Eu nunca: distribuir a mesma quantidade de M&M´s às convidadas. Começando pela noiva, cada uma deverá dizer algo que nunca fez, por exemplo: “Eu nunca pintei o cabelo”. As convidadas que já pintaram o cabelo deverão comer um M&M, e assim por diante. Ao final da brincadeira, quem tiver mais pastilhas de chocolate ganha um brinde.

Feitiço contra a feiticeira: cada convidada deve escrever num papel uma sugestão de castigo a noiva, assinando em baixo. Os papéis serão recolhidos e lidos um a um, mas cada uma deve pagar o seu próprio castigo, por exemplo: A Joana disse que a noiva deve fazer uma dança sensual com uma cadeira, e será a própria Joana que deverá pagar o castigo.

Estilistas: dividir as convidadas em 3 grupos e dar a elas matéria prima para criar um look de noiva (papel higiênico, crepom, tnt, maquiagem, flores artificiais, fita crepe, etc). As equipes terão 20 minutos para criar um vestido. Haverá um desfile e a noiva será a jurada. A melhor equipe receberá um brinde.

O que você faria se: escreva vários papéis com frases do tipo: o que você faria se visse um travesti dando em cima do seu noivo? O que você faria se caísse na entrada da igreja. Alterne com coisas boas, ruins e estranhas. Distribua os papéis entre as convidadas para que cada uma responda a sua pergunta. Em seguida recolha os papéis e redistribua novamente uma pergunta e uma resposta para cada uma. Façam uma roda e comece lendo a sua pergunta. A pessoa seguinte deverá responder com a resposta que está no papel dela. As respostas geralmente são engraçadas, porque não combinam com as perguntas.

Enchendo o saco: separe as convidadas em grupos e dê a cada grupo uma sacolinha e uma lista de nomes de objetos. Elas terão 1 minuto para encontrar, entre seus pertences, os objetos da lista. A equipe que encontrar mais objetos ganhará brindes. Selecione de preferência, objetos que sejam encontrados em bolsas, e no próprio corpo, por exemplo: correntinha de ouro, calculadora, caderno, lápis, folheto de mercado, nota fiscal, papel de bala, pinça, batom vermelho, meia calça, tictac etc…

Bingo das bolsas: cada convidada coloca a bolsa em sua frente enquanto alguém lê uma lista de coisas que podem ser achadas dentro de uma bolsa feminina. Quem tirar o item de sua bolsa primeiro ganha um prêmio (alternativamente, quem não tirar paga uma prenda).

Reconheça a história: cada amiga que escreve em um papelzinho uma frase curta sobre alguma situação que aconteceu entre ela e a noiva. Uma situação que viveram juntas, uma coisa engraçada que presenciaram etc. Os bilhetes NÃO devem ser assinados. Os papeizinhos são dobrados e guardados em uma caixinha. Cada amiga da noiva sorteia um papel e lê para todos. Se a noiva acertar a autora da frase, a amiga paga uma prenda. Se a noiva errar, ela paga.

Livro de receitas: peça para que cada convidada leve uma receita culinária. Compre um caderno bem bonito onde cada uma deverá colar ou escrever sua receita, assinando e desejando felicidades ao casal.

Sugestões de castigos:

  • Streap-tease de uma peça de roupa (vale um sapato, uma meia, um casaco, etc) – esse castigo pode aparecer mais de uma vez. Mas tome cuidado para não constranger.
  • Segurar um ovo até o final do chá de panela sem quebrar. Faça carinha no ovo com uma canetinha e lhe dê um nome.
  • Dançar uma música (é o tchan, Xuxa etc.).
  • Cantar uma música em inglês.
  • Fazer uma declaração de amor ao noivo, usando objetos que serão mostrados em seqüência pela organizadora.
  • Imitar alguma pessoa famosa.
  • No meio de vários copinhos com água, colocar alguns com pinga, a noiva deve escolher qual tomar.
  • Em um prato com farinha, colocar a aliança da noiva para ela procurá-la somente com a boca.
  • Pintar o rosto com batom, lápis de olho etc.
  • Prender o cabelo de um jeito diferente.
  • Declamar poesia, contar piada.
  • Amarrar um barbante na cintura, e deixar um “rabinho”. Na ponta do rabinho, amarrar uma caneta. Tentar colocar a caneta dentro da boca de uma garrafa.
  • Ao invés de tirar roupa, ir colocando várias peças.
  • Em uma caixa funda, colocar farinha com água e peça para a noiva colocar a mão e no meio de vários objetos, encontrar um em específico. Ou colocar um objeto dentro da bacia para ela descobrir o que é apenas “apalpando” com os pés.

Obs.: essas brincadeiras também podem ser utilizadas no chá de lingerie, especialmente se a noiva pretender chamar toda a família (e o noivo) para o chá de panela, como provavelmente será o meu caso. Aí, terei que criar brincadeirinhas que incluam o meu excelentíssimo para a ocasião...

Beijos mil!!!

3 comentários:

Cynthia... disse...

Adorei as brincadeiras! Acho que não farei chá de panela, mas meu chá de lingerie tá chegando....

vai dá para aproveitar muitas dessas brincadeiras rss

Bjinhos!

Cynthia
casamentoeoutras.blogspot.com

Thata Dias disse...

Amei as brincadeiras....

Anônimo disse...

adorei as brincadeiras!
parabéns pelo blog!

camila
www.voumecasar.wordpress.com