terça-feira, 26 de abril de 2011

A saga da fotografia

A história do fotógrafo foi uma das mais longas desse casamento... visitei inúmeros profissionais, vi milhares de fotos, acessei sites e blogs, andei, andei e andei... carreguei minha mãe e meu noivo. Me estressei, cansei, recuperei as forças, fiz mais algumas visitas. Analisamos orçamentos, comparamos valores e qualidade dos produtos... ufa! Acompanhem a saga, não necessariamente na ordem das visitas:

- Fotógrafo 1: muito sério, caladão... não rolou a química. Acho que fotógrafo precisa ser descontraído. O preço é bom... eu pagaria. Descartado pela personalidade;

- Fotógrafo 2: se acha demais, fala mal dos outros profissionais, disse que é o único fotógrafo de Brasília que usa Photoshop (me poupe, né? kkkkkkkkkkk!). Achei caro, o mesmo preço do cara que eu considero O MELHOR, mas com qualidade inferior. Descartado por ser chato e pelo preço, após comparar com outros orçamentos;

- Fotógrafo 3: cobra 30% a mais para festas no domingo (meu caso). Acho um absurdo alguém querer trabalhar com eventos e fazer isso, pois é claro que eventos acontecem no sábado e domingo. Quer tirar foto que dia? Na segunda? rsrs. O trabalho é ótimo, também comparável ao meu queridinho. O preço: aos domingos é caro... se eu casasse em outro dia da semana, pagaria sem pestanejar. Apesar disso, tentei agendar para conhecer o profissional, mas a minha data não estava mais disponível. Ou seja: ainda bem que nem todo mundo pensa como eu... alguém não se importou em pagar 30% a mais;

- Fotógrafo 4: o melhor, meu queridinho, trabalho perfeito, pessoa super amável (ao contrário do que eu imaginava, por ser famoso). Preço equivalente à qualidade do trabalho... está além do que eu pretendia pagar, mas eu contrataria fácil, fácil, porque amei!

- Fotógrafo 5: não o visitei, mas conversamos por e-mail. Ele veio do exterior e é super simpático! Não tinha mais a minha data. Estilo e preço parecido com o do fotógrafo 3 (o dos 30%);

- Fotógrafo 6: chegou recentemente dos EUA. As fotos são ótimas, o profissional é jovem e gente boa. Parece que morou lá um tempão e resolveu voltar para Brasília porque teve filho. Fiquei apreensiva porque ele ainda não tem escritório, chegou no fim do ano... vai que resolve sumir com o dinheiro? Coitado, vai ver que é super confiável, mas sabe como é noiva, né? O álbum é bem grande e a capa é de couro (achei meio ultrapassado), mas as fotos são ótimas, bem daquele estilo que aparece nos sites gringos. Descartado porque não tive segurança em contratar;

- Fotógrafo 7: ótimo trabalho, fala pra caramba rsrs. O preço está na média, mas cobrava mais 2,5 mil a mais para fazer o trash. Daí ficaria caro. Descartamos pelo preço após fazer a comparação com outros orçamentos;

- Fotógrafo 8: trabalho ultrapassado, edição muito poluída visualmente, puxa-saco, fala demais. Preço baixo. Descartei de cara;

- Fotógrafo 9: trabalho ultrapassado, edição poluída, profissional super gente boa. Preço baixo. Descartei pelo trabalho;

- Fotógrafo 10: trabalho bem feito, profissional gentil e de conversa super agradável, edição limpa, álbum impecável. Preço médio e ainda ME DEU DESCONTO (descontão mesmo) pelo fato de o casamento ser no domingo. Explicou que resolveu tomar essa medida para ver se consegue incentivar o pessoal a casar aos domingos, porque os sábados andam muito concorridos e ele acaba perdendo oportunidades por já estar com a data ocupada.

No fim das contas, fiquei em dúvida entre o fotógrafo 4 e o fotógrafo 10. Pensei, pensei e pensei... enchi o saco do noivo, fiquei em dúvida... explicação:

O fotógrafo 4, apesar de ser o meu preferido, me oferecia: fotos do dia do casamento, ensaio dos noivos e mais um ensaio (escolher entre prévia da noiva, trash the dress, prévia do noivo etc.). Apesar de querer fazer o trash, eu abriria mão dele para fechar com o cara. Os mini álbuns para as mães eram cobrados à parte, a ampliação para colocar na festa também. A moldura eu pagaria diretamente ao moldureiro. O pagamento poderia ser feito em até 10 vezes (limitadas ao mês do evento - acho que eu faria em 7x) e o desconto à vista não valia a pena para mim.

O fotógrafo 10 me oferecia: fotos do dia do casamento, trash the dress, prévia da noiva, ensaio dos noivos, ampliação, álbum com mais fotos e mais páginas, ampliação também sem a moldura, 1 mini álbum de brinde, viaja comigo para onde eu quiser para fazer o trash (vai até ao local da lua-de-mel e a noiva paga apenas alimentação e hospedagem, se precisar dormir por lá). A diferença de preço entre um e outro: 2 mil.

Tendo todas essas variáveis a considerar, quase fiquei doida! Demorei séculos para escolher e decidi ficar com o fotógrafo 10. Depois de fechar, parece que todos os blogs decidiram falar sobre o meu queridinho. Cheguei em casa e contei para a minha mãe que tinha fechado e ela perguntou por que eu não tinha contratado o outro. Resultado: NOIVA EM CRISE EXISTENCIAL!!!

Chorei, me arrependi, fiz de tudo para convencer o noivo a rescindir o contrato com o fotógrafo... mas ele me acalmou e me fez lembrar os motivos de termos contratado o fotógrafo 10. Que ele é um ótimo profissional, nos tratou super bem, nos passou segurança, tem um trabalho impecável e nos ofereceu melhor preço e melhores condições de pagamento. A decisão foi muito bem pensada e avaliada. Fizemos o certo e sei que não iremos nos arrepender de confiar nele.

Acho que foi frescura minha. Tive um chilique, aliás uma coisa relativamente comum em noivas rsrs. Mas passou... estou super satisfeita e sei que o meu fotógrafo saberá captar de forma brilhante cada momento do meu grande dia. Além disso, terei tudo o que queria: ensaio, prévia, trash, presentinhos para as mamães...

Agora vou revelar o nome: Di Souza. Os olhos do meu casamento...

16 comentários:

Lilian Gomes disse...

Ju que saga enorme hehe
Tempinho que não passava por aqui!!! =/
Então, acho que vc fez a melhor escolha pq o fotografo 10 tem tudo aquilo que o seu queridinho tem e um TANTO mais por um preço mais acessivel. Eu tb deixeid e lado vários queridinhos meus por causa do preço e não me arrependo pq tem muita gente começando (como é o caso do meu fotografo0 que é tão bom quanto os que jugalmos melhores. Meu fotografo é novo e está começando a carreira de fotografo sozinho agora, antes ele trabalhava p um estudio aqui em BH famoso e bem caro e que fazem fotos divinas. Mas ele tb faz e qrendo ou não tem sua personalidade, coisa que não acontece em grandes estudios que possuem varios fotografos. O meu fotografo tb não tem escritorio/estudio, atende em casa mesmo ou em qualquer outro lugar que a gente quer. Mas mesmo assim confiei pq tive indicações. Então isso é complicado, as vezes vc deixa de contratar um otimo profissional pela insegurança, mas tb por outro lado, nessa hora não podemos dar o bote errado né, tem q ter pelo menos uma indicaçãod e alguem que vc conheça. E fotografo tem que SIM ter bom humor. Não me imagino tirando foto com um fotografo calado, sem graça e ate chato, ainda mais o noivo que não gosta de foto e fica todo timido, tem que ter descontração!!!! Nu, falei demais!!!
Parabéns pela escolha, se Deus quiser, vai dar tudo certo. Depois posta fotos dele pra gente ver

beijoo e boa semana

Tatiane Freitas Moraes disse...

Ju, o meu foi bem assim pesquisei alguns profissionais e acabei contartando um que achei que se encaixava em todos os quesitos que eu procurava.


Que bom que já escolheu.

beijoss

Unknown disse...

Juu, queria ter a sua paciencia!!
Eu pesquisei mtooo por sites e blogs mas fui pessoalmente em 1 só e já fechei! =/
as vezes fica meio insegura mass é coisa de noiva mesmo... normal hehe


beeeeijos

Mariana disse...

Oi Ju!
Que bom te conhecer!
Tmb estou te seguindo.
Com certeza esse contrato é um dos mais difíceis de decidir.
Alguns meses antes do meu casamento, conheci uma noivinha que teve problemas com o fotógrafo que eu contratei. Tmb entrei em crise e fiquei desesperada tentando convencer meu noivo para a gente cancelar o contrato... Mas diante dos nossos gastos com a festa, ficou meio inviável...
Resultado: Entreguei nas mãos de Deus!
Essa semana recebi as fotos e adorei. Ele conseguiu captar uns momentos bem legais e provou que o trabalho dele é de qualidade.
Uma dica de quem já casou: Fique tranquila! O sucesso no dia do casamento é proporcional ao amor, à felicidade e à sintonia do Casal!
Se precisar de alguma coisa, é só falar ok?
Bjus,
Mari
Ser feliz a vida inteira

Patty disse...

Olá!!!
Pois é, a saga com relação a fotógrafos é grande e árdua...rs....sei bem como é...
:)
Que bom que encontrou um de que gostasse... :)
Adorei o teu blog, estou seguindo, viu?
Bjinhus, Patty
http://pattybarbosas2.blogspot.com/

Naty disse...

Juuu, me identifiquei com esse relato, Hahahaha! Mas diminui minhas buscas a 3 fotógrafos e mesmo assim fiquei com a super duvida!!! mas agora já ta escolhido e nossas fotos ficarão lindas!!!
Bjosss

Carolina disse...

Oi, Juliana!
Obrigada pela visita! =D

Sabe que essa coisa de a igreja ter uma lista de fornecedores acabou me ajudando? Tinha uns 8 na lista deles, falei com uns 5 e acabei fechando com o primeiro!
Sabe aquele cara gente boa, que seguiu os passos do pai, tem um preço legal e parece que transforma qualquer noiva em modelo? É ele!
Tomara que eu dê essa sorte também! xD

=***
http://oelmomeama.blogspot.com

Unknown disse...

Ameiii o post! Mas como boa curiosa, confesso que tentei imaginar quem era cada fotógrafo que vc comentou... rsrrsrsrs
bjoooo

Mari e Eder disse...

boa sorteeeeeeeeeee!!!!!!!!!
acho que o principal é avaliar referencias e ter empatia!!!!
aqui...sobre a prmo master acho q nao perde as milhas nao...
bj

Diana Gomes disse...

Juuuu, vai dar tudo certo! Vc sabe que tem uma torcida poderosa ao seu lado de noivas e ex-noivas, que adoram vc!

Certeza que será tudo lindo!

Conte com a Didi

Natita Moda Feminina disse...

NOssa....que problemático foi esse item hein?!
Mas é assim mesmo...Eu tbm tive minha crise depois q c=fechei a fotógrafa...mas o noivo me acalmou e estou bem tranquila pois, amei o trabalho dela.
Boa sorte para nós!
Tenho certeza de que vc fez uma ótima escolha!
Mil beijos

Anônimo disse...

Ju, obrigada pelo carinho! Muito bom saber que tô inspirando alguém! Quanto ao fotógrafo, como vc analisou bem antes de decidir tenho certeza que foi a melhor escolha. Sou assim tb, sempre que alguém me questiona uma decisão que já estava na dúvida fico doida! rsrs Agora relaxa que vai dar tudo certo! Beijos

Simone & Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone & Carlos disse...

Eita Ju, que saga heim... eu não tive trabalho nenhum nesse item. Sabia o que queria e temos um amigo de datas fotógrafo, então tinha que ser ele, nem teve saga rsrs.
Mas que bom que está tudo bem agora, e tudo do jeito que você queria. Ahhh, essas crises já tive demais, rsrs.
Bjux
Bjux

Carolina Sofia disse...

nossa.. pra mim foi facil escolher o fotografo. foi uma coisa do tip: eu quero eu quero eu quero. humff.. e como foi meu primeiro contrato nao me preocupei muito com preço. nao quis algo absurdo, mas achei caro e cortei algumas coisas do pacote para poder pagar por ele. agora, FILMAGEM eu to perdida. eu nao consigo ver algo bom e barato.. :(

Pri disse...

E o resultado com o DiSouza foi bom??